domingo, 20 de março de 2011

Edição 09- Como fica pequeno o Chapolin Colorado?

Tv y Novelas, México, Marzo de 1982.


Na edição anterior de La Chicharra solucionamos (em parte) uma das maiores curiosidades dos fãs dos programas de Roberto Gómez Bolaños: como eram as gravações dos mesmos e o que acontecia por trás das câmeras.


Nesta edição também passearemos por trás das câmeras dos seriados, acompanhando o repórter Ernesto Castellanos até o estúdio 5 da Televisa para descobrir como eram feitas as cenas nas quais o Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado) diminuía de tamanho após tomar uma de suas pastilhas encolhedoras.

A reportagem apareceu na revista TV y Novelas, publicada em 10 de março de 1982. Nesta época o Chapolin já fazia parte do programa Chespirito (1980-1995), que voltara a ser gravado em 1980, após o fim de Chaves (El Chavo del Ocho) e Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado).

Além da matéria de três páginas sobre o efeito especial utilizado no quadro do herói mexicano, a revista trazia reportagens com dois atores conhecidos dos fãs de Chaves: Hector Bonilla e Rogelio Guerra. Hector Bonilla participou em 1979 do episódio “Um astro cai na vila”, em Chaves. Já Rogelio Guerra protagonizou um remake do mesmo episódio, gravado em 1986.

Hector Bonilla apareceu em duas reportagens da edição. Na primeira mostrava aos fãs como tomava banho. “Quando não tenho gravações, vou fazer meus exercícios pela manhã e me banho lá por uma da tarde.
Quando, como agora, estou fazendo novela, me banho as seis e meia ou sete.”, afirmava o astro mexicano. Outras estrelas do momento também falavam sobre seus hábitos de higiene, como Salvador Pineda, Silvia Pasquel, Frank Moro e Macaria. Bonilla voltaria a aparecer na mesma edição em uma reportagem sobre como os galãs do momento faziam para manter-se em forma. “Bonilla nada, levanta pesos, joga basquete”, afirmava a repórter Luva Gamboa. Manuel Capetillo, Guillermo Capetillo e Andrés Garcia também apareciam na mesma reportagem mostrando como se exercitavam.

Já Rogelio Guerra foi entrevistado em uma reportagem na qual contou como perdeu 5 quilos para viver o galã da novela Vanessa (1982),
interpretada por Lucía Méndez.

Outra estrela da televisão mexicana aparecia em diversas reportagens presentes na edição: Veronica Castro, protagonista de novelas como Los ricos tambien lloran (1979-1980) e El derecho de nacer (1981-1982); comprovando que era a "namoradinha do México" naquele momento. Anos depois, seria substituída no posto pela atriz/cantora Thalia.

Outra reportagem presente na edição apresentava a carreira de um dos pilares da telenovela mexicana: Guillermo Sarur, ator que viveu o pai de Lupita Lara no seriado Mi Secretaria (1978-1984). Também os protagonistas de um dos programas cômicos de maior sucesso da Televisa, Hogar Dulce Hogar (1974-1982), Sérgio Corona e Luz María Aguilar, apareciam em uma reportagem sobre os compadres e comadres da televisão. Ambos os atores eram padrinhos de 15 anos da filha de Antonio Ferrer, criador do programa. A mesma reportagem trazia Irma Lozano e Chachita, que se tornaram comadres na novela Mundo de Juguete (1974-1977). Curiosamente, Florinda Meza (Doña Florinda, Chimoltrufia) trabalhou nesta telenovela e tinha seu nome nos créditos finais da mesma.

Voltemos ao ano de 1982, para desvendar o mistério do Chapolin Colorado! Sigam-me os bons!



Capa da edição de março de 1982 da revista TV y Novelas.

Índice da revista TV y Novelas, edição de março de 1982.

Hector Bonilla, mostrando seus hábitos de higiene.

Hector Bonilla praticando sua dose diária de exercícios. "Te perdoo!"

Rogelio Guerra, galã da televisão mexicana que precisou emagrecer.

Guillermo Sarur, astro de Mi Secretaria e um dos "pilares" das telenovelas mexicanas.

El Derecho de Nacer, com Verónica Castro e López Tarso.

Verónica Castro em Los Ricos Tambien Lloran.

Os compadres e as comadres da televisão mexicana.





Versão traduzida para o português: Aqui

12 comentários:

  1. Muito bom! Apesar do processo do chroma key ser bem simples de se compreender, nunca chegou ao nosso conhecimento uma matéria que se detivesse a abordar APENAS este assunto do seriado Chapolin. Bastante didática a matéria.

    E fala ali que o fundo é azul. Mas será que era sempre azul? Acho que já vi cenas do Chapolin em que escapou um contorno verde... Enfim, posso estar enganado. :-P

    Parabéns pela atualização!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,que demais! Super interessante o assunto dessa reportagem,nunca havia imaginado uma matéria CH sobre isso.

    E melhor ainda foi o intervalo de tempo de uma atualização pra outra: Apenas 6 dias!
    Tomara que continue nesse ritmo!

    No agurado de mais reliquias. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ótima atualização e ótima matéria, Parabéns Chompiras.

    E No Aguardo de outras raridades.

    ResponderExcluir
  4. Fantastica reportagem! O engraçado é ver o pessoal naquela época todo orgulhoso da super hiper mega tecnologia que tinha sido descoberta, hehehe. E que venha mais material!

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de comentar... As fotos do Hector Bonilla são tensas... Ainda bem que a Bruxa, a Florinda e a Chiquinha não o viram assim quando ele passou na vila :lol:

    ResponderExcluir
  6. Chroma Key é verde agora, com melhores tecnologias que há 30 anos. Muitos filmes e programas de TV fazem uso da tecnologia que foi pioneira há 40 anos e que foi melhor aproveitada especialmente em México.

    Nenhum programa de super-heróis (que eu conheça) usou tão bem a tecnologia existente há 30 anos que nem o Chapolin.

    O meio CH agradece mais uma vez ao Cassio que se dá ao trabalho de pesquisar e postar scans de velharias sem valor para poucos, mas são jóias de infinito valor para muitos.

    ResponderExcluir
  7. Maravilha este blog...Poxa por anos tivemos curiosidades sobre mtas coisas do Chaves e Chapolin e agora vamos descobrindo cada dia mais sobre eles.

    Me encanta ver essas coisas uma época totalmente diferente de hj..o mundo era diferente..eu nem nascido era nesse tempo ...por isso me encanta mais, vou descobrindo coisas q nem imaginava sobre aqueles tempos. Acho que era um mundo mais "mágico".

    Sou apaixonado por bastidores e queria muito ver fotos ou vídeos de como eram as gravações dos seriados do Bolanõs principalmente Chaves e Chap.

    Na verdade esse é o sonho de muitos, que tem agora uma chance através do blog.

    Aguardo ansiosamente novas postagens !!

    ResponderExcluir
  8. F O D A! Era uma grande tecnologia, e muito bem usada na época! Parabens pela atualização Cassio!

    ResponderExcluir
  9. eu amoooooooooooooooooooooooooooooooo o blog la chicharra, porque tem muita foto e matéria raras, parabéns blog la chicharra.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Blog La Chicharra, O Melhor Blog CH Do Mundo, Postem Mais, Abraço.

    ResponderExcluir
  11. valeeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuu Blog La Chicharra, vcs poderiam postar a matéria do chaves que saiu na revista super interessante ''globo mocinha ou vilã? abraçaum

    ResponderExcluir
  12. parabéns cassio, você poderia postar o gibi em quadrinhos da chimoltrúfia? abraços.

    ResponderExcluir