domingo, 20 de março de 2011

Edição 09- Como fica pequeno o Chapolin Colorado?

Tv y Novelas, México, Marzo de 1982.


Na edição anterior de La Chicharra solucionamos (em parte) uma das maiores curiosidades dos fãs dos programas de Roberto Gómez Bolaños: como eram as gravações dos mesmos e o que acontecia por trás das câmeras.


Nesta edição também passearemos por trás das câmeras dos seriados, acompanhando o repórter Ernesto Castellanos até o estúdio 5 da Televisa para descobrir como eram feitas as cenas nas quais o Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado) diminuía de tamanho após tomar uma de suas pastilhas encolhedoras.

A reportagem apareceu na revista TV y Novelas, publicada em 10 de março de 1982. Nesta época o Chapolin já fazia parte do programa Chespirito (1980-1995), que voltara a ser gravado em 1980, após o fim de Chaves (El Chavo del Ocho) e Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado).

Além da matéria de três páginas sobre o efeito especial utilizado no quadro do herói mexicano, a revista trazia reportagens com dois atores conhecidos dos fãs de Chaves: Hector Bonilla e Rogelio Guerra. Hector Bonilla participou em 1979 do episódio “Um astro cai na vila”, em Chaves. Já Rogelio Guerra protagonizou um remake do mesmo episódio, gravado em 1986.

Hector Bonilla apareceu em duas reportagens da edição. Na primeira mostrava aos fãs como tomava banho. “Quando não tenho gravações, vou fazer meus exercícios pela manhã e me banho lá por uma da tarde.
Quando, como agora, estou fazendo novela, me banho as seis e meia ou sete.”, afirmava o astro mexicano. Outras estrelas do momento também falavam sobre seus hábitos de higiene, como Salvador Pineda, Silvia Pasquel, Frank Moro e Macaria. Bonilla voltaria a aparecer na mesma edição em uma reportagem sobre como os galãs do momento faziam para manter-se em forma. “Bonilla nada, levanta pesos, joga basquete”, afirmava a repórter Luva Gamboa. Manuel Capetillo, Guillermo Capetillo e Andrés Garcia também apareciam na mesma reportagem mostrando como se exercitavam.

Já Rogelio Guerra foi entrevistado em uma reportagem na qual contou como perdeu 5 quilos para viver o galã da novela Vanessa (1982),
interpretada por Lucía Méndez.

Outra estrela da televisão mexicana aparecia em diversas reportagens presentes na edição: Veronica Castro, protagonista de novelas como Los ricos tambien lloran (1979-1980) e El derecho de nacer (1981-1982); comprovando que era a "namoradinha do México" naquele momento. Anos depois, seria substituída no posto pela atriz/cantora Thalia.

Outra reportagem presente na edição apresentava a carreira de um dos pilares da telenovela mexicana: Guillermo Sarur, ator que viveu o pai de Lupita Lara no seriado Mi Secretaria (1978-1984). Também os protagonistas de um dos programas cômicos de maior sucesso da Televisa, Hogar Dulce Hogar (1974-1982), Sérgio Corona e Luz María Aguilar, apareciam em uma reportagem sobre os compadres e comadres da televisão. Ambos os atores eram padrinhos de 15 anos da filha de Antonio Ferrer, criador do programa. A mesma reportagem trazia Irma Lozano e Chachita, que se tornaram comadres na novela Mundo de Juguete (1974-1977). Curiosamente, Florinda Meza (Doña Florinda, Chimoltrufia) trabalhou nesta telenovela e tinha seu nome nos créditos finais da mesma.

Voltemos ao ano de 1982, para desvendar o mistério do Chapolin Colorado! Sigam-me os bons!



Capa da edição de março de 1982 da revista TV y Novelas.

Índice da revista TV y Novelas, edição de março de 1982.

Hector Bonilla, mostrando seus hábitos de higiene.

Hector Bonilla praticando sua dose diária de exercícios. "Te perdoo!"

Rogelio Guerra, galã da televisão mexicana que precisou emagrecer.

Guillermo Sarur, astro de Mi Secretaria e um dos "pilares" das telenovelas mexicanas.

El Derecho de Nacer, com Verónica Castro e López Tarso.

Verónica Castro em Los Ricos Tambien Lloran.

Os compadres e as comadres da televisão mexicana.





Versão traduzida para o português: Aqui

terça-feira, 15 de março de 2011

Edição 08- O apaixonante mundo do Chaves

Gente, México, Septiembre de 1975


Para os fãs dos programas de Roberto Gómez Bolaños, uma das maiores curiosidades é saber como ocorriam as gravações de Chaves (El Chavo) e Chapolin (El Chapulín Colorado). Parte desta curiosidade, ainda que brevemente, pode ser saciada na reportagem presente na edição 207 da revista mexicana Gente, publicada na segunda quinzena de setembro de 1975.

  A repórter Daniela Diaz acompanha a gravação de um dos episódios de Chaves (El Chavo), pertencente a saga das novas vizinhas, Patty e Gloria, que naquele ano eram interpretadas respectivamente por Rosita Bouchot e Olivia Leiva. Pelas descrições das cenas e pelas fotos presentes na reportagem, podemos perceber que o episódio que estava sendo gravado era “La Nueva Vecina”, a primeira parte da saga. Provavelmente o episódio em questão foi exibido no dia 11 de agosto de 1975*, mas a reportagem só foi publicada um mês depois.

A revista Gente, editada até os dias de hoje no México, trazia nas páginas da edição de 1975 informações sobre atualidades mexicanas e mundiais. A capa destacava o Ano da Mulher (inclusive mencionado por Chiquinha no episódio) e afirmava o direito da mulher em exercer sua liberdade. Também recebia destaque na edição os congestionamentos ocorridos no centro da Cidade do México. E no meio de todos estes assuntos tão diversificados, lá estava o menino do oito vivendo mais uma aventura e sendo entrevistado por Daniela Diaz.


*Baseio a data através de informação postada por meu amigo Guilherme Leão, que apresentou em tópico no Fórum Chaves a data do episódio “Reventón de globos” como sendo 08/09/1975, segundo dado presente na revista Tele Guía. Seguindo as exibições atuais dos episódios (o que pode não ser a mesma ordem da originalmente exibida em 1975), teríamos a primeira parte da saga das novas vizinhas sendo exibida quatro semanas antes. De qualquer maneira, a data de exibição do episódio é apenas “de supositório”.

Capa da edição 207 da revista Gente.

Índice da edição 207 da revista Gente.

Equipe editorial da revista Gente.




Versão traduzida para o português: Aqui