terça-feira, 15 de março de 2011

Edição 08- O apaixonante mundo do Chaves

Gente, México, Septiembre de 1975


Para os fãs dos programas de Roberto Gómez Bolaños, uma das maiores curiosidades é saber como ocorriam as gravações de Chaves (El Chavo) e Chapolin (El Chapulín Colorado). Parte desta curiosidade, ainda que brevemente, pode ser saciada na reportagem presente na edição 207 da revista mexicana Gente, publicada na segunda quinzena de setembro de 1975.

  A repórter Daniela Diaz acompanha a gravação de um dos episódios de Chaves (El Chavo), pertencente a saga das novas vizinhas, Patty e Gloria, que naquele ano eram interpretadas respectivamente por Rosita Bouchot e Olivia Leiva. Pelas descrições das cenas e pelas fotos presentes na reportagem, podemos perceber que o episódio que estava sendo gravado era “La Nueva Vecina”, a primeira parte da saga. Provavelmente o episódio em questão foi exibido no dia 11 de agosto de 1975*, mas a reportagem só foi publicada um mês depois.

A revista Gente, editada até os dias de hoje no México, trazia nas páginas da edição de 1975 informações sobre atualidades mexicanas e mundiais. A capa destacava o Ano da Mulher (inclusive mencionado por Chiquinha no episódio) e afirmava o direito da mulher em exercer sua liberdade. Também recebia destaque na edição os congestionamentos ocorridos no centro da Cidade do México. E no meio de todos estes assuntos tão diversificados, lá estava o menino do oito vivendo mais uma aventura e sendo entrevistado por Daniela Diaz.


*Baseio a data através de informação postada por meu amigo Guilherme Leão, que apresentou em tópico no Fórum Chaves a data do episódio “Reventón de globos” como sendo 08/09/1975, segundo dado presente na revista Tele Guía. Seguindo as exibições atuais dos episódios (o que pode não ser a mesma ordem da originalmente exibida em 1975), teríamos a primeira parte da saga das novas vizinhas sendo exibida quatro semanas antes. De qualquer maneira, a data de exibição do episódio é apenas “de supositório”.

Capa da edição 207 da revista Gente.

Índice da edição 207 da revista Gente.

Equipe editorial da revista Gente.




Versão traduzida para o português: Aqui

8 comentários:

  1. Muito boa a atualização e ótima matéria!

    Interessante essa descrição do começo da reportagem, sobre um episódio especial (?) com crianças... Que terá sido isso? Um especial da Televisa independente da série? Curioso...

    No aguardo das próximas atualizações!

    ResponderExcluir
  2. Mais um grande post, Cássio, show de bola. Bem legal a matéria \O/

    ResponderExcluir
  3. Cássio, sobre a data de exibição do episódio, tenho um dado interessante...

    Foi realizado no MÉXICO, entre 19/06 e 02/07/1975, a Conferência Mundial do Ano Internacional da Mulher.

    Por ser um importante evento do país, eu acredito que o episódio tenha sido exibido nessa época, final de junho ou começo de julho.

    Até bate mais ou menos com outra data oficial, que é a exibição em maio do episódio do Velho do Saco. Esse das vizinhas vem cinco episódios depois (sem contar a saga do desjejum, que obviamente é de 1976).

    ResponderExcluir
  4. Fantástica reportagem.. Faz a gente se sentir dentro do estúdio, como se tivessemos assistindo às gravações! *-*
    A entrevista muito show tb! A parte onde RGB fala da carta da mãe do menininho de 7 anos, lindaaaa!!!! *----*
    Muito obrigado Cas, por compartilhar essas pérolas!!! Deus te abençoe demais (Não por isso, mas pela pessoa que vc é!)

    ResponderExcluir
  5. PERFEITO CÁSSIO! PERFEITO!

    Obrigado por compartilhar essas matérias! =D

    ResponderExcluir
  6. Na boa,sem palavras. Só nós mesmos,que somos Chavesmaníacos,sabemos o valor que tais reliquias representam.
    Sinto uma inveja branca desse tesouro que você tem,e não estou falando do Kiko!
    E além de tudo,você tem a amabilidade de dividir tais preciosidades com nós,reles mortais... Se fosse outro,com certeza não dividiria nada disso com a gente,pois muita gente ainda não sabe que devemos compartilhar as coisas com a gentalha.
    Então mais uma vez,Muchas Gracias por compartilhar todas essas reliquias com a gente!
    Ah,e uma pergunta: Quando será a próxima atualização? Todo santo dia venho aqui nesse blog ver se tem algo novo. Ou melhor,velho!
    Por favorrrr,se possivel não demore muito para a próxima atualização!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho curioso o fato deles serem extremamente preocupados com que tudo saisse praticamente perfeito, a ponto de regravarem as mesmas cenas milhoes de vezes, e ao mesmo tempo, como todo mundo sabe, terem deixado "passar batido" cenas com erros grotescos de continuidade ou com os personagens segurando o riso. É um perfeccionismo um pouco contraditório.

    Queria aproveitar também para agradecer o blog pelas matérias raras. Muito bom mesmo. EStão de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional, ótima matéria, é muito bom conhecer os bastidores dessa maravilhosa série.

    Muito obrigado por nos Proporcionar isso Cassio.

    ResponderExcluir