segunda-feira, 26 de março de 2012

Edição Extra 04- Lotería "El Chavo" y "El Chapulín Colorado"

Plastirama, Argentina, años 80. 




Versão em português: 
Vimos em edições anteriores que o êxito dos programas de Roberto Gómez Bolaños propiciou a criação de inúmeros produtos com seus personagens. Na Argentina, por exemplo, o final dos anos 70 e o início da década de 80 viram surgir no mercado uma série de brinquedos com ilustrações dos personagens criados por Chespirito. Como é o caso desta Lotería (jogo da memória), cujas ilustrações trazemos nesta Edição Extra do La Chicharra. Chaves, Chapolin, Chómpiras e Doutor Chapatin tiveram personagens de seus quadros e objetos relacionados a eles desenhados para este jogo. Curiosamente, nas 36 cartas que compõem o jogo vemos aparecer um personagem desconhecido: El Billetín. Seria mais uma das criações de Roberto Gómez Bolaños hoje esquecida em algum dos arquivos da Televisa, ou seria uma criação da Plastirama, fabricante do jogo? É difícil saber. Fácil é admirar estas belíssimas ilustrações. Aproveitem!


Versión en español:
Vimos en ediciones anteriores que el éxito de los programas de Roberto Gómez Bolaños propiciara la creación de inúmeros productos con sus personajes. En Argentina, por ejemplo, los fines de los años 70 y el inicio de la década de 80 vieron surgir en el mercado una serie de juguetes con ilustraciones de los personajes creados por Chespirito. Como es el caso de esta “Lotería”, cuyas ilustraciones traemos en esta Edición Extra de La Chicharra. El Chavo, el Chapulín Colorado, el Chómpiras y el Doctor Chapatín tuvieron personajes de sus cuadros y objetos relacionados a ellos dibujados para este juego. Curiosamente, en las 36 cartas que componen el juego vemos surgir un personaje desconocido: El Billetín. ¿Sería más una de las creaciones de Roberto Gómez Bolaños hoy olvidada en algún de los archivos de Televisa, o sería una creación de Plastirama, fabricante del juego?  Es difícil saber. Fácil es admirar a estas bellísimas ilustraciones. ¡Aprovechen!




































7 comentários:

  1. Eu tenho quase certeza de que o personagem Billetín é criação da empresa.. Si lá, como se fosse uma carta coringa, algo assim!
    Lindos desenhos, Cas! Perfeito!
    Parabens! \õ/

    ResponderExcluir
  2. É, deve ser isso mesmo, Jonatas.

    Bem bacana

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Cassio! Achei muito interessante este jogo da memória. O estranho é este personagem Billetin que aparece no jogo. Mais um mistério do Mundo CH.

    ResponderExcluir
  4. Aquele Billetín deve ser mesmo uma carta coringa... Só falta ver as instruções do jogo, se tiver...

    Em fim, obrigado por nos trazer aquelas raridades!

    ResponderExcluir