Em nossa primeira "Edição Extra" trouxemos uma história em quadrinhos publicada em 1975, dentro da revista El Chavo del Ocho. Nas décadas de 1970 e 1980 foram publicados no México diversos títulos de quadrinhos baseados nos seriados de Roberto Gómez Bolaños: El Chavo del Ocho (1973), El Chapulín Colorado (1973), Doctor Chapatín (1977), Festival del Chavo del Ocho (1978), Festival del Chapulín Colorado (1978) e La vecindad del Chavo (1979). Isso sem contar a reedição de muitos desses títulos na América Latina, e também a publicação de títulos próprios em outros países. Na década seguinte, 1990, com as mudanças dentro do programa Chespirito, principalmente o maior destaque para o quadro Los Caquitos, a personagem vivida por Florinda Meza, Chimoltrufia, ganhou sua própria revista, que começou a ser publicada em 1990, e perdurou no mercado editorial mexicano até aproximadamente 1994, em diversas fases e títulos. A história que trazemos nesta "Edição Extra", saiu no número 32, publicado em 26 de fevereiro de 1991. É uma adaptação do episódio (esquete) "Las fichas del hospital”, de 1982. A mesma história apareceu em outras versões, tendo outros personagens como protagonistas: em 1973 e 1977 com o “terrível” Doctor Chapatín; e em 1985 e 1989 com Chómpiras e Chimoltrufia. Curiosamente, mesmo que publicada na revista La Chimoltrufia, a versão escolhida para essa adaptação em quadrinhos não traz a personagem. Optou-se pela versão de 1982, com Chómpiras e Botija como protagonistas. Boa leitura, e boas risadas!
Agradeço as valiosas colaborações dos amigos Thomas Henrique, mestre dos vídeos e guias CH; Guilherme Leão, mestre dos quadrinhos CH; e Ricardo Chápulo, mestre dos episódios CH. Muitíssimo obrigado!
Acabei de ver o quadrinho... No vídeo, prefiro as versões com a Chimol! A voz dela é muito engraçada! Mas no quadrinho ficou muito bom também!
ResponderExcluirBrigadão, sr. Cassio! *-*
Que sensacional!!! Sempre tive curiosidade em ver essa revistinhas da Chimoltrúfia. Pena ela mesma não aparecer,mas adorei! Se possível,poste mais!
ResponderExcluirE uma dúvida: vc sabe se a Marujinha aparece em alguma dessas histórias? Acho que ela foi a única personagem que eu não vi em nenhuma capa...
Jonatas: Mais uma vez, obrigado sempre pelo seu carinho e por sua amizade! =)
ResponderExcluirbbbeto: Obrigado pelo comentário. Quanto a participação da Maruja, nenhuma das edições que tenho em meu acervo tem ela como personagem...
Muito bom! Obrigado por compartilhar!
ResponderExcluirThomas: como já disse na postagem, eu que devo agradecer você pela valiosa ajuda! Obrigado mesmo!!!
ResponderExcluirParabéns, Cassio, por mais essa edição extra do La Chicharra!
ResponderExcluirAlguns comentários adicionais:
- Esse esquete também teve uma versão em 1995, que foi, inclusive, dublada tanto pela BKS quanto pela Gota Mágica, sendo que na versão desta o título é "Uma noite no hospital".
- A Marujinha aparece, sim. Tenho histórias com ela até mesmo como criança. Outra personagem que aparece é a Dona Espotaverderona/Agrimaldolina.
Guilherme,
ResponderExcluirObrigado pelos seus comentários e pela visita. Curioso, não sabia da participação da Marujinha e da D. Espotaverderona nos quadrinhos! Tenho alguns exemplares, e em nenhum elas aparecem...
Não é a toa que afirmei na postagem ser você o "mestre dos quadrinhos CH". hehehe
Forte abraço e obrigado pela valiosa colaboração, sempre!
Acabou passando um agradecimento importantíssimo. Agradeço ao irmão equatoriano Ricardo (Chápulo), pelas informações referentes as versões do episódio "Las fichas del Hospital". Gracias!!! =)
ResponderExcluirVoce pode trocar a foto do gibi n° 5 que esta cortada faltando algumas letras por favor obg
ResponderExcluirFoi um erro de impressão. Está assim no próprio exemplar, mas não atrapalha a leitura, já que é compreensível quais são as palavras nas quais faltam letras.
Excluir