domingo, 26 de junho de 2011

Edição 14- Desvendando a revista “Tele-Guía”. Capítulo 2, 1973: “Roberto Gómez Bolaños (Chespirito): Charla con Tele-Guía”.

Tele-Guía, México, no. 1099, del 30 de agosto al 5 de septiembre de 1973.



Na edição 10 abordamos um exemplar da revista Tele-Guía publicada no México em março de 1972. Quase um ano e meio depois, no final de agosto de 1973, vamos nos deparar com um cenário bastante diferente na televisão mexicana. O canal Telesistema Mexicano havia se fusionado com a TIM (Televisión Independiente de México). O Canal 2 passava, assim, a ganhar mais destaque, e o Canal 8 apresentava agora uma programação mais reduzida, enxuta. Tanto que de segunda a sexta a programação do canal se iniciava às duas da tarde. Capulina e Chespirito eram um dos poucos nomes a permanecerem na grade do canal 8, que tinha suas tardes recheadas de desenhos animados, ao contrário do Canal 2 que já abria espaço para telenovelas como Maria Teresa, Amarás a tu prójimo e La gata. Lembremos que em 1972 grandes programas da televisão mexicana eram exibidos pelo canal 8, entre eles o clássico Los Beverly de Peralvillo e o nosso Chespirito. Como veremos nos próximos capítulos, no ano seguinte Chespirito passa a ter um de seus programas (El Chapulín Colorado) sendo exibido pelo Canal 2, enquanto o outro (El Chavo del Ocho) permanecia no Canal 8. A edição de número 1099 da revista Tele-Guía trazia, além de toda a programação da semana, uma entrevista exclusiva com Roberto Gómez Bolaños, humorista que começava a despontar na televisão mexicana. Em meio às perguntas sobre o tipo de humor existente em seus programas, Chespirito aproveita para mostrar o grande carinho que tinha pelo seu programa El Ciudadano Gómez, recém cancelado no Canal 8.  Em breve, com exclusividade no La Chicharra, você acompanhará um guia com as sinopses de alguns dos episódios de El Ciudadano Gómez, exibidos em 1973. Por hora, fiquemos com o emocionante depoimento de Chespirito para a revista Tele-Guía, acompanhado de um delicioso passeio pela programação do Canal 8 no final de agosto de 1973. Sigam-me os bons!



No próximo capítulo de Desvendando a revista Tele-Guía: *Canal 2 ou Canal 8? *Maria Antonieta de Las Nieves deixa os programas de Chespirito. *Pampa Pipitzin, e muito mais!!!


Capa da edição 1099, da revista Tele-Guía

Dados editoriais da edição 1099, da revista Tele-Guía

Canais da televisão mexicana apresentados no início do Guia de Programação presente na edição 1099 da revista Tele-Guía.

Carta enviada para a revista Tele-Guía reclamando pelo final do programa Chespirito

Carta enviada para a revista  Tele-Guía sobre os irmãos de Ramón Valdés (Seu Madruga)

Carta enviada para a revista Tele-Guía solicitando o Canal 8 em Yucatán

Notícia sobre a ida de Los Polivoces para o Canal 2

O programa Chespirito, que já não era mais exibido em 1973, entre os melhores de 1972

Sinopse de Sube Pelayo, sube, programa de concursos que contava com roteiro de Rubén  Aguirre (Professor Jirafales)

Guia da programação com a sinopse do episódio de El Chapulín Colorado exibido em  31 de agosto de 1973

Cena do episódio Cómo matar a un Chapulín, sin mortificar a la Sociedad Protectora de Animales, exibido em 31 de agosto de 1973

Guia da programação com a sinopse do episódio de El Chavo del Ocho exibido em  03 de setembro de 1973

Cena do episódio de El Chavo del Ocho, exibido em 03 de setembro de 1973

Publicidade dos televisores General Electric presente na edição 1099 da revista Tele-Guía

Publicidade de Nescafé presente na edição 1099 da revista Tele-Guía


Programação do Canal 8, agosto/setembro de 1973 (Semana de 30 de agosto a 05 de setembro de 1973):
Manhã: Aqui
Tarde: Aqui
Noite: Aqui

Versão traduzida para o português: Aqui

4 comentários:

  1. Mais uma ótima atualização, como de costume. A entrevista de Chespirito, mais uma ótima curiosidade, muito boa para conhecer mais sobre suas opiniões.

    Interessante na entrevista do Chespirito quando ele fala sobre programas para educar. A opinião dele é a mesma que eu tenho, já vi o Sílvio Santos falando o mesmo. A TV é entretenimento, não precisa cumprir um papel educador. Não rende. Afinal é tudo $$$ hehe

    ResponderExcluir
  2. Geeenntteee!! As referencias que fazem aos programas da época, como Rubi, Esmeralda, Capulina, Plaza Sesamo... e ao proprio Chespirito!!!! Eu quero voltar no tempo! /õ\

    ResponderExcluir
  3. Grandes novidades voltando à luz, Cassio! Queria destacar que é novidade pra mim que o Rubén fosse roteirista de um programa quase desconhecido hoje.

    E sobre a função da TV, tenho que discordar com o RGB. A TV é um instrumento pra divertir, mas é possível que possa servir pra educar, sempre e quando os programas estejam bem direcionados e bem feitos. Aí estão o Discovery, History e o National Geographic, que não me deixam mentir. Aqueles canais educam e entretêm.

    ResponderExcluir
  4. Hola soy de Yucatán, México, me llamo mucho la atención del pedido a Televisa de una repetidora del Canal 8 (Hoy Gala TV). Hasta hace apenas Diciembre del 2013 recibimos tal repetidora, después de tantos años. Saludos.

    ResponderExcluir