quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Guia de datas de exibições CH (Guía de fechas de Exhibiciones CH)

Hay Tele Guías, señor?

INTRODUÇÃO

A paixão pelos programas de Roberto Gómez Bolaños me levou a formar uma coleção de produtos sobre a série, principalmente reportagens publicadas em todo o mundo. E esta coleção, por sua vez, me ajudou a conhecer um pouco mais sobre a televisão mexicana, principalmente a realizada entre os anos 70 e 90, e também me apaixonar por ela.

Um dos primeiros itens internacionais de minha coleção foi uma revista Tele Guía publicada em 1977, que trazia na capa Quico (Carlos Villagrán) e Olga Breeskin. Passado alguns anos, aquilo que era uma coleção de revistas com reportagens sobre Chespirito e seu elenco, se desdobrou (assumidamente no segundo semestre do ano passado) em uma coleção de revistas Tele Guía. Hoje, pouco mais de um ano, conto com mais de 220 edições da revista, publicadas entre 1969 e 2006 (a revista foi publicada no México entre 1952 e 2007).

Um dos pontos que mais chamam a atenção dos fãs dos programas de Chespirito nas edições da Tele Guía são as sinopses dos episódios exibidos em cada semana. Assim, é possível saber a data exata de exibição de determinado episódio, conhecer a ordem de exibição da temporada e descobrir episódios que hoje em dia não são transmitidos em qualquer parte do mundo, os tais “episódios perdidos”. Por algum tempo este também era um dos aspectos que mais me chamavam a atenção na revista. Com o passar do tempo, e a formação de minha coleção de Tele Guías, passei a atentar e importar-me com muitas outras coisas presentes na revista e a ler página por página, conhecendo assim um pouco mais da televisão mexicana de então.

Claro, as sinopses de episódios continuam me chamando a atenção, despertando minha curiosidade por cada um dos exemplares que chegam a minha casa. Tanto assim que depois de muito tempo adquirindo exemplares da revista e juntando dados para isto, trago a público um Guia de Episódios CH, com as datas originais de exibição e sinopses dos episódios. É um guia ainda bastante incompleto, e talvez tarde muito em estar 100% completo, mesmo assim, é uma interessante viagem ao passado, cheia de informações novas e desconhecidas pelos fãs de Chespirito.


COMO SERÁ ESSE “GUIA DE EPISÓDIOS”

Chamarei de “Guia de Episódios” aquilo que deveria na realidade chamar-se “Guia de Exibição de Episódios” (ou, “Guia de Exibição de Episódios, Datas e Sinopses”). O guia será publicado aqui no La Chicharra por etapas. E claro, não serão ininterruptas. As postagens normais do blog, com reportagens e edições extras seguirão normalmente. Cada postagem dará conta de um ano de exibição dos programas (com exceção da primeira postagem, que trará as sinopses de 1969 e 1970). Também é possível que, entre 1973 e 1979, cada postagem traga o guia de apenas um dos programas, devido a quantidade de informações. Novas datas descobertas depois das postagens serão acrescentadas posteriormente, e claro, se o número de informações novas sobre determinado ano for grande, aparecerão em um novo guia.  

Optei por formar uma tabela com estas datas de exibições, e não por apresentar aqui imagens das sinopses nas revistas, pois isso facilita o trabalho daqueles fãs que pretendem guardar estes guias. Também optei por omitir nos guias aqui publicados, sinopses encontradas por outros fãs em sites estrangeiros e/ou em exemplares que possuem em suas próprias coleções, como é o caso do meu grande amigo Guilherme Leão e de muitos dos usuários do Fórum Chaves.

Como Guilherme e eu estamos praticamente trabalhando juntos na coleta destas informações, é possível que em algum momento utilize aqui dados colhidos por ele, claro, dando os devidos créditos. Penso sobretudo no guia de “El Ciudadano Gómez”, que hoje, praticamente completo, tem informações conseguidas por nós dois.

Não deixem de acompanhar amanhã a primeira parte do guia de episódios CH, 1969-170. Neste mesmo canal e, quem sabe, na mesma hora...

A pequena coleção de revistas

INTRODUCCIÓN

La pasión por los programas de Roberto Gómez Bolaños me llevó a formar una colección de productos sobre la serie, principalmente reportajes publicados en todo el mundo. Y esta colección, por su turno, me ayudó a conocer un poco más sobre la televisión mexicana, principalmente la realizada entre los años 70 y 90, y también me apasionar por ella.
Uno de los primeros ítems internacionales de mi colección fue una revista Tele Guía publicada en 1977, que traía en la portada Quico (Carlos Villagrán) y Olga Breeskin. Pasados algunos años, aquella que era una colección de revistas con reportajes sobre Chespirito y su elenco, se desdobló (claramente en el segundo semestre del año pasado) en una colección de revistas Tele Guía. Hoy, poco más de un año, cuento con más de 220 ediciones de la revista, publicadas entre 1969 y 2006 (la revista fue publicada en México entre 1952 y 2007).
Uno de los puntos que más llaman la atención de los fans de los programas de Chespirito en las ediciones de Tele Guía son las sinopsis de los episodios exhibidos en cada semana. Así, es posible saber la fecha exacta de exhibición de determinado episodio, conocer el orden de exhibición de la temporada y descubrir episodios que hoy en día no son transmitidos en cualquier parte del mundo, los dichos “episodios perdidos”. Por algún tiempo este también era uno de los aspectos que más me llamaban atención en la revista. Con el pasar del tiempo, y la formación de mi colección de Tele Guías, pasé a atentar e importarme con muchas otras cosas presentes en la revista y a leer página a página, conociendo así un poco más de la televisión mexicana de aquél entonces.
Claro, las sinopsis de episodios siguen llamando mi atención, despertando mi curiosidad por cada uno de los ejemplares que llegan a mi casa. Tanto es así que después de mucho tiempo adquiriendo ejemplares de la revista y juntando datos para esto, traigo al público un Guía de Episodios CH, con las fechas originales de exhibición y sinopsis de los episodios. Es un guía aún bastante incompleto, y quizá tarde mucho en estar 100% completo, mismo así, es un interesante viaje al pasado, lleno de informaciones nuevas y desconocidas para los fans de Chespirito.

CÓMO SERÁ ESA “GUÍA DE EPISODIOS”

Llamaré de “Guía de Episodios” aquello que debería en realidad llamarse “Guía de Exhibición de Episodios” (o, “Guía de Exhibición de Episodios, Fechas y Sinopsis”). La guía será publicada aquí en La Chicharra por etapas. Y claro, no serán ininterrumpidos. Los posts normales del blog, con reportajes y ediciones extras seguirán normalmente. Cada post dará cuenta de un año de exhibición de los programas (con excepción del primero, que traerá las sinopsis de 1969 y 1970). También es posible que, entre 1973 y 1979, cada post traiga la guía de apenas uno de los programas, debido a  la cuantidad de informaciones. Nuevas fechas descubiertas después de los posts serán publicadas posteriormente, y claro, si el número de informaciones nuevas sobre determinado año sea grande, aparecerán en una nueva guía.  
Opté por formar una tabla con estas fechas de exhibiciones, y no por presentar aquí imágenes de las sinopsis en las revistas, pues eso facilita el trabajo de aquellos fans que pretenden guardar estas tablas. También opté por omitir en las guías aquí publicadas, sinopsis encontradas por otros fans en sitios extranjeros y ejemplares que tengan en sus propias colecciones, como es el caso de mi grande amigo Guilherme Leão, y de muchos de los usuarios del Fórum Chaves.
Como Guilherme y yo estamos prácticamente trabajando juntos en la coleta de estas informaciones, es posible que en alguno momento utilice aquí datos colectados por él, claro, dando los debidos créditos. Pienso sobretodo en la guía de “El Ciudadano Gómez”, que hoy, prácticamente completo, tiene informaciones obtenidas por nosotros dos.
No dejen de acompañar mañana la primera parte de la guía de episodios CH, 1969-170. En este mismo canal y, quien sabe, en la misma hora...


2 comentários:

  1. Puxa Cassio, que maravilha! Aguardo ansiosamente pelos guias! Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir